segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Beleza singela

Revista Natureza

 4 0
 
 270

Rosa, pequena e levemente perfumada, esta orquídea se destaca pela delicadeza de suas flores

Texto: Ana Luísa Vieira – Fotos: Valerio Romahn -

Se você gosta de exclusividade, a orquídea leptotes (Leptotes pohlitinocoi) merece um lugarzinho no seu jardim. Embora seja endêmica da região serrana da Bahia, a espécie ainda é comercializada em pequena escala no mercado brasileiro – se comparada a outras orquídeas da mesma família. O motivo é seu descobrimento relativamente recente: a planta foi descrita pela primeira vez apenas em 2004.
 
Os atrativos da espécie são muitos, a começar pelas flores lilás-róseas, que medem apenas 4 cm de diâmetro. Delicadas e muito ornamentais, elas surgem na primavera e são pendentes, assim como as folhas longas e roliças.
 
Outro diferencial da espécie é o fato de ela apresentar múltiplos caules, algo pouco comum entre as orquídeas. Seu tamanho – entre 10 cm e 15 cm de altura – também é menor que o de boa parte das plantas do gênero.
 
Na Natureza, a leptotes é encontrada em abundância na Serra do Padeiro, na Bahia, que oferece à espécie duas das características que ela mais aprecia: clima tropical e altitude entre 500 m e 800 m. Já nos jardins, devido ao hábito pendente, ela costuma ser presa aos caules de árvores e palmeiras. Também pode ser cultivada em placas de fibra de coco,
engradados e cestas de madeira.

  • Como cultivar

Apesar do porte reduzido, a leptotes é rústica e não requer muitos cuidados. Segundo Lúcia Morimoto, do Orquidário Colibri, a espécie deve ser cultivada sob meia-sombra, em ambientes claros e bem ventilados. As regas podem ser diárias – ou a cada dois dias –, mas sem encharcar o solo. Por isso, se a espécie for plantada em vasos, é importante que o substrato seja bem drenado. A adubação segue o padrão da maior parte das orquídeas: NPK 20-20-20 uma vez por semana e adubo orgânico a cada dois meses.
 
De acordo com a bióloga Angélica Biazoto, a leptotes não é muito sujeita a pragas e doenças. “Se a planta tiver boa procedência e receber os cuidados adequados, não há com que se preocupar”. As mudas de leptotes custam cerca de R$ 15.

#vitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário