segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Horta caseira: aproveite os benefícios das hortaliças e temperos sem agrotóxicos 

Cultivar hortaliças e temperinhos no quintal ou no jardim pode trazer benefícios para a saúde e para o bolso. Além de ser mais barato do que comprar as folhas orgânicas em supermercados, plantar mudas de ervas num cantinho de casa garante uma alimentação livre dos agrotóxicos e de quebra, uma atividade familiar muito divertida.

E não pense que é preciso ter um amplo ao ar livre para construir a própria plantação. Fáceis de fazer, as hortas podem ser cultivadas no quintal, na varanda do apartamento ou até em uma parede esquecida. “A horta suspensa pode ser feita em um corredor estreito, por exemplo. É só plantar as mudas em vasos e cachepôs e depois pendurar”, indica a paisagista Ivani Kubo.

De acordo com Ivani, manjericão, tomilho, pimentas, orégano, alecrim, salsinha, cebolinha e algumas espécies de chás são ideais para caixotes, tinas, jardineiras e hortas verticais. “Se couber, dá até para colocar um pé de tomate cereja, porque não ocupa muito espaço”, diz.
O técnico agrícola Ralph Lago também tem uma boa dica para quem está louco por temperos fresquinhos e caseiros, mas não consegue encontrar um local bacana dentro de casa. “Já estão disponíveis nas floriculturas uma caixa própria para o cultivo de horta. Elas são auto irrigáveis e muito fáceis de manusear”, conta.

Apesar de o tamanho do local não ser muito importante, a quantidade de luz solar, terra adubada e uma boa irrigação fazem toda a diferença no crescimento das plantas.  “Muito sol ou pouco sol podem influenciar os cultivares, e um dos principais cuidados é a com a rega e com o aparecimento de insetos”, explica Lago.

Para o controle das pragas como besouros, lagartas, lesmas e tatuzinho, Ivani Kubo tem uma receita, também caseira e inofensiva à saúde humana:

Calda de fumo
Ingredientes
20 cm de fumo-de-corda
1 litro de água

Modo de preparar
Ferva por 30 minutos, coe e acrescente 3 litros de água. Depois é só aplicar sobre as espécies.#Charles

Nenhum comentário:

Postar um comentário